quarta-feira, 16 de abril de 2008

Caso Isabella Nardoni



Galera, o programa Observatório da Imprensa da última terça-feira, dia 15/04, foi sobre o caso Isabella Nardoni, mais precisamente sobre a forma como a mídia está cobrindo este caso. Participaram do programa, os jornalistas Guilherme Fiuza e Marcelo Rezende, entre outros convidados. Abaixo segue a pauta sobre o assunto do programa.
A tragédia da menina Isabella Nardoni converteu-se numa telenovela policial. Com a ajuda dos poderosos holofotes da mídia estamos transformando o país num imenso fórum de Sherlocks Holmes.A violência contra uma criança de cinco anos vem sendo gradualmente esquecida, Isabella já não horroriza nem comove. Aparentemente esganada e em seguida jogada do sexto andar, Isabella tornou-se secundária. A vítima está importando menos do que o seu ou seus assassinos.
Ao contrário do que ocorreu há pouco mais de um ano, quando o menino João Hélio foi despedaçado pelas ruas do Rio, Isabella passou a ser mero pretexto para despertar o espírito detetivesco, tanto dos mediadores como dos mediados.Uma das funções da mídia, entre outras, é fazer pensar. Mas, neste caso, ninguém quer pensar – prefere-se acusar, julgar e encerrar o assunto. Mas o interesse da sociedade é fazer justiça. Fazer justiça é uma das maneiras de encerrar este ciclo de crueldade pelo qual pouca gente está realmente se importando.

Nenhum comentário: